Moda sustentável é um movimento e processo de fomento a mudança para práticas de moda com menor impacto ambiental e sociedade. Ela envolve mais do que apenas atualizar com as últimas tendências, mas também considerar o processo de produção das peças e a sustentabilidade das práticas da indústria da moda.
Este conceito abrange uma gama de questões, como condições de trabalho, comércio justo, produção mais sustentável e consciente, reciclagem e a reutilização de produtos. Também se trata de tornar a moda ética uma parte integrante de todas as etapas do processo de manufatura da moda, desde a concepção e design até a produção, transporte, armazenamento, marketing e venda, assim como os métodos de disposição para as roupas que já não são desejadas.
A moda sustentável rejeita a visão de “usar e descartar”, incentivando a reutilização, a reforma das roupas, o uso de tecidos biodegradáveis, fibra regenerada e a redução de resíduos têxteis.
A indústria da moda é a segunda indústria mais poluente do mundo e, como tal, o impacto ambiental da moda é uma consideração significativa na transição para práticas mais sustentáveis. Além disso, melhorar as condições de trabalho e garantir a remuneração justa para os trabalhadores em toda a cadeia de valor também é uma parte importante da moda sustentável.
Portanto, a moda sustentável é sobre fabricar roupas de forma que seja melhor para o meio ambiente e para as pessoas envolvidas na sua produção.